quarta-feira, 5 de outubro de 2016

TRÂNSITO E VIOLÊNCIA



Hoje uma amiga postou no grupo do whatsApp um artigo interessante intitulado “Caminhão de lixo”. Trata-se de um motorista de taxi que ensina ao seu passageiro como não ser um caminhão de lixo, acumulando mágoas, picuinhas, estresses diários, e o que é pior, descarregando todo este lixo em cima dos outros. Imediatamente me reportei a um episódio de 21 anos atrás de que nunca me esqueci. Curiosamente envolvia um motorista de táxi que de forma parecida ao do artigo, ensinou-me, não com palavras, mas com um único gesto como não ser o tal caminhão de lixo.
Minha mãe, minha tia e eu estávamos em uma peregrinação religiosa em Medjugorje. Penso que hoje em dia a cidade e região já tenham um sistema mais adequado de locomoção devido ao infinito fluxo de peregrinos que vão diariamente visitar o lugar sagrado. Naquela época havia pousadas bem simples e andávamos a pé por todos os lados. Mas certo dia tomamos um taxi porque o lugar aonde pretendíamos ir era um pouco mais distante. Eu estava sentada no banco da frente, ao lado do motorista. Era uma confusão tremenda de carros que se enfiavam uns na frente de outros, não havia semáforos, nem guarda de trânsito. Em determinado momento quando enfim conseguimos pegar uma rua preferencial, um carro entrou abruptamente em nossa frente, fazendo o motorista brecar com força. Eu fiquei indignada, olhei para o motorista e disse: como é que pode? Ao que ele simplesmente respondeu fazendo um gesto com a mão que dizia: calma, deixa passar, não vale a pena. Tranquilamente, ele esperou que o outro motorista mal educado passasse e seguimos atrás.
Ele já devia estar acostumado com aquele trânsito caótico, é verdade, mas mesmo assim seu comportamento revelava que ele era um homem calmo, que não deixava que essas coisas atrapalhassem sua tranquilidade. Admirei muito aquele cara e toda vez que ameaço ficar irritada no trânsito, não deixo de me lembrar daquele motorista da Bósnia que me dizia só com gestos, “deixa passar”. Já ouvi que no trânsito os gênios se mostram. E há casos tão perigosos que motoristas se matam por coisas perfeitamente contornáveis. É muito chato, para não dizer outra palavra, estar esperando por uma vaga quando vem um engraçadinho e passa na frente da gente. Enfim, realmente não devemos perder a classe, a paz interior e a saúde física por causa de disputas no trânsito.  Já assisti a dois motoristas que saíram de seus carros e se atracaram com tanto ódio que certamente se um deles estivesse com uma arma, teria cometido um crime. As mulheres também saíram dos carros e nervosas, tentavam sem sucesso algum acalmar seus maridos trogloditas. A coisa toda só terminou quando outros homens que passavam seguraram os dois brigões nervosinhos.

Sim, no trânsito os gênios se revelam, o que podemos perceber facilmente tanto pela gentileza de uns como pela agressividade de outros. Vale a pena também aproveitar qualquer incidente para a gente se conhecer sem medo. Será que sou sempre gentil? Humm ... Eu já fiquei irritada no trânsito e não foi só uma vez não, já fiz cara feia e tudo. Assim, toda vez que saio rezo a oração do anjo da guarda porque nunca sabemos o que de fato nos aguarda. Vamos em frente que atrás vem gente.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário