quinta-feira, 14 de abril de 2022

SANTA QUARESMA


E já chegamos aos últimos dias da Quaresma deste ano, quarenta dias de reflexão.  Gosto deste tempo, das cerimônias na igreja, das músicas! As músicas de Quaresma, a Ladainha de Todos os Santos na missa da Páscoa, aquela em que os ministros vêm aspergindo água benta com galhos e todos cantando: “Banhados em Cristo somos uma nova criatura, as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo, aleluia, aleluia ...”. Que beleza! Como dizia minha mãe. Agradeço a Deus pela semente plantada por ela, de como fomos com o tempo resgatando tudo o que ela prezava! Fomos juntas algumas vezes assistir a missas de Páscoa, e a emoção da hora em que apagam as luzes, todos com velas acesas, depois acendem as luzes, os sinos repicando.  Não tem preço essa beleza toda. É como quase estar no Céu!

Bem, mas até chegar à Semana Santa propriamente dita e à Páscoa, temos a caminhada das reflexões, as vias sacras, as matracas. O difícil são as penitências, sacrifícios e jejuns. Minhas primas, mais piedosas que nós, não comiam doce ou carne na Quaresma. Na casa de minha mãe já não comíamos carne às sextas feiras durante todo o ano. Penso que com a modernidade outros sacrifícios são também valiosos como privar-se da televisão, dos filmes, da Netflix e afins, mas confesso que acho muito difícil me desfazer desses bezerros de ouro. E o que tanto os pregadores recomendam, o jejum da língua, o silêncio máximo, dificílimo! Não falar dos outros, guardar no coração. Intenção é o que me sobra. Contudo, o que Deus mais quer de nós é um coração alegre e que confiemos em sua bondade e misericórdia, faça chuva, faça sol. E olha que às vezes faz mais chuva.

Sou encantada com o mundo, não é para menos, o mundo é de Deus. Falo mundo no sentido da natureza, das estações que se alternam, da chuva que cai do céu, das flores, da lua tão pertinho de nós girando em volta da terra e de si mesma, do mistério dos mares, das criaturas, dos sentimentos que nos emocionam, das lágrimas que em seu estranho e belo engenho afloram das nossas fontes subterrâneas. Como não me lembrar que fomos idealizados e criados por Deus. Sou encantada com o mundo e também sou mundana. Gosto de guloseimas, de vinho, de filmes, de viagens, de compras. Pendo para um lado, pendo para o outro. Contudo, sou eterna apaixonada por Jesus.  

Leio Saramago, Mia Couto, Graciliano Ramos e também Santo Agostinho e as duas Teresas. Sei na ponta da língua e do coração o que disse uma e o que disse outra, se bem que ambas nos ensinam a chegar perto de Deus. Os santos são nossos amigos e professores que nos ajudam na caminhada. Contemplo, emocionada, as feições serenas de Santa Catarina Labouré e Santa Bernadete em suas urnas. Há nelas algo que eu nunca teria, mas queria. Não, não devo dizer nunca – o caminho da santidade é aberto, livre a todos, não há nada que nos impeça. Contudo, um esforço é necessário, lembro-me de Santo Agostinho: “Mas tenho que achar tempo, tenho que repartir as horas para ocupar-me com a salvação de minha alma ... deixemos de vãs frivolidades, dediquemo-nos à busca da Verdade ... a vida é infelicidade, a hora da morte é incerta, esta chega de repente e eu, em que condições deixarei este mundo? Onde poderei aprender o que nesta vida negligenciei saber? Não terei antes que pagar com duras penas essa negligência?”

Basta um desejo que arde no peito e uma vontade forte e plena de querer a Deus!

Santa Quaresma e Feliz Páscoa!        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário