sexta-feira, 25 de maio de 2018

AI AI CABELOS BRANCOS



            Há quase três anos deixei de pintar meus cabelos, ideia que eu  a bo mi na va!  Se alguém me dissesse que eu usaria cabelos brancos, eu acharia a coisa mais estapafúrdia do mundo. A máxima que sempre ouvi é que cabelos brancos envelhecem. Mas gente, prestenção, não adianta tapar o sol com a peneira, a idade (para não dizer velhice) já chegou. Todo mês lá ia eu escrava da tinta para tapar os brancos e fazer mechas. Foi quando minha irmã deixou de pintar os cabelos. Fiquei horrorizada, mas sabia que o que eu falasse seria inútil, ela sempre fez o que quis. Aliás, eu também. A gente tem a mania de dizer assim: fulana (o) é teimosaaaa! Na realidade, todos somos teimosos, uns mais e outros bem mais. Bom, depois de um tempo eu olhava com carinho para os cabelos grisalhos de minha irmã. Não é que ficaram bonitos? E elogios mil. Também quero. Pronto.
            Cortei os cabelos o mais curto que pude para que ficasse mais fácil o branco se misturar com o resto da tinta. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com meus brancos: minha cabeça era toda branca! Gostei. Nos meus trinta e tantos eu pintava meus cabelos de loiro sueco, um loiro praticamente branco. Fazia meu tipo, combinava com a minha tez. Então, agora eram brancos de fato. Eu estava feliz, mas os outros? Nossa Senhora, o que tive que ouvir! Fala a verdade! Até pensei que meus cabelos brancos fossem virar tema para mestrados e doutorados. Algumas pessoas falavam abertamente para mim: se você soubesse como ficou mais velha! Que pena que você fez isso. Outras pessoas falavam para outras que tratavam de me passar o recado: você está louca! Nunca ouvi tanto sermão! Fiz ouvidos moucos, ah, como faço ouvidos moucos para sobreviver. O fato é que eu estava feliz com meu cabelo branco. Dá licença?
Meu marido não dava palpite. Se não gostava, não falava. Aliás, (estou falando muito “aliás” hoje) se eu tivesse um marido que implicasse com a cor ou o corte de meus cabelos ou roupas, dificilmente eu teria um marido. Certa vez achei de pintar os cabelos de ruivo. Amei! Minha mãe me chamava de “galinha carijó”, e meu marido sempre acariciava meus cabelos com carinho. Se não gostava, não falava, nunca me cobrou nada.  
            Busquei por fotos e vídeos de cabelos brancos. Não vale! A maioria é de moças jovens, no máximo de 40. Muito difícil aparecer uma sessentona. Que tem, tem, mas são raras. Uma coisa percebi: todas muito bem vestidas, chiques, maquiadas. Xiii, sujou.  Vou ter que pensar duas vezes antes de sair de casa displicentemente. Este branco requer um batonzinho pelo menos né? Também uns brincos. Salto alto? Jamais. Isso não. Meus sapatos são todos de saltinhos pequenos. Se não usei na juventude, agora é que não saberia mesmo andar com eles. Achei meu próprio caminho e estilo para combinar com os meus brancos. Se pareço chique, só pareço, não sou.
            Depois desses anos usando meus cabelos brancos de neve de doer na vista, pasmem! Meu marido deu um palpite. Estávamos no Spani de Lorena, quando ele ficou de me encontrar na loja Havan. Eu estava procurando uma calça e acabei comprando uma saia xadrezinha lindinha.  À noite, em casa, tomávamos um vinho quando saiu o assunto de cabelo branco, amado e odiado pelas mulheres. E ele me disse: gostei. E eu, ahn? E ele: “cabelo branco é ótimo pra marido encontrar mulher perdida, fica a coisa mais fácil do mundo. Foi só entrar na loja, olhar por cima das araras de roupas e pronto, achei minha loirinha. É verdade que havia mais de um cabelo branco por lá, mas os seus cabelos brancos ....”  Fofo ele, né? Adorei!
            Estamos conversadas. Cada um sabe de si. Quem quiser ter cabelos brancos, que tenha. Quem quiser pintar de vermelho ou verde, ou loiro, castanho, que pinte. Eu não dou palpite. Apenas dois conselhos: primeiro, cuidar dos cabelos é essencial, não importa se são brancos ou não. É uma grande libertação não ter que pintar, mas é bom cuidar, um shampoo cinza uma vez por semana, um creme de vez em quando para amaciar. Cuide de você e de seus cabelos com muito carinho. Segundo, não tente agradar aos outros, nem gregos, nem troianos. É tarefa árdua e ingrata, você não vai conseguir. Seja você, agrade a si mesma, sinta-se bem. Aprenda a gostar de você do jeito que você é ou do jeito que quiser ser.     
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário