quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

IMPRESSIONE


Recebi uma mensagem com um texto adorável de Bruno Pitanga, fazendo um jogo com as palavras de tal forma que ao trocar, retirar ou acrescentar um prefixo que atribui um sentido contrário à palavra, encontramos um alento para viver melhor. Assim, ele diz: “não se preocupe, se ocupe”, “não se incomode, acomode”, “não maltrate, trate bem”, “não conspire, inspire”, “não pressione, impressione, impressione pela humildade, impressione pela simplicidade, impressione pela elegância”.

Esta última do “impressione” deveras me impressionou muito, me pegou de jeito. Refleti comigo, que legal! não é? A gente desistir de pressionar os outros ou a gente mesmo. Às vezes sofro por causa disso. Que bobagem!

Bem, mas eis que no mesmo dia que li esta mensagem, ouvi uma homilia do Padre Bráulio D’Alessandro, que gosto muito de seguir. E ele falou uma coisa que veio ao encontro desta mensagem. Disse ele que certa vez, São Francisco de Assis saiu com os frades para evangelizar. Passaram por vários lugares, estiveram com muitas pessoas e voltaram para Porciúncula, quando um dos frades perguntou ao santo:

-Pai Francisco, o que aconteceu? Nós saímos para evangelizar e nenhum de nós falou. O que houve? E Pai Francisco respondeu:

-Não meu filho, nós saímos para evangelizar e evangelizamos sim. Saímos e pregamos o Evangelho a todos.   

-Mas nós não falamos uma palavra!

- Não é preciso falar nem uma palavra. A nossa vida fala por nós, com nossas atitudes, com nosso coração reto e sincero, com nosso modo de ser, nosso olhar, nosso sorriso, nossa vida interior. Temos que viver de tal forma que possamos irradiar uma luz que vai atrair e impressionar as pessoas. Madre Teresa de Calcutá impressionava os reis, os políticos, os donos do mundo que se curvaram para ela, para aquela mulher pequena que era cheia de esperança e levava essa esperança para os outros. Ela não pressionava ninguém, apenas impressionava! Assim pregou o Padre Bráulio!

Sempre penso que os pais devem sim aconselhar os filhos, porém o que mais os filhos irão guardar em seus corações serão os exemplos que os pais deixarem para eles. As atitudes e comportamentos que são nobres e corretos permanecerão para sempre.

No filme antiquíssimo de 1944, “As chaves do reino”, com o famoso Gregory Peck, o padre e o chinês ateu se tornaram amigos. Cada um tinha sua crença, seu pensamento, seu modo de ver o mundo. Nenhum dos dois forçou a barra, nenhum dos dois tentou “pressionar” o outro. Um aprendeu com o outro. Ambos eram humildes.

A humildade é o começo, o meio e o fim.

Impressionemos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário