sexta-feira, 16 de novembro de 2018

LIÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE O MUNDO



Quando leio um livro, guardo o hábito de grifar, às vezes até com caneta as passagens que mais me encantam e anotar o número dessas páginas ao final. Aí, quando eu folheio meus livros preferidos e procuro pelos tais parágrafos que me chamaram a atenção, eu me encanto novamente, cada vez mais encantada que a última. Pois bem, foi assim que não só verifiquei as passagens preferidas como li de novo “As pequenas memórias” de Saramago.
Um relato em questão me tocou profundamente: ainda bem menino, Saramago subia ao Chiado acompanhado da mãe e da tia e, encantado com os balões coloridos que um homem vendia, pediu à mãe que lhe comprasse um. Este era seu primeiro balão em seus seis ou sete anos. Mais adiante, segurando o cordão e se sentindo importante e feliz como se conduzisse o universo inteiro pelos ares, ouviu alguém que se ria dele em suas costas. O menino olhou para trás e viu que o balão havia se esvaziado e que ele, sem se dar conta, arrastava pelo chão de barro uma coisa suja, enrugada e informe, e tudo isso sob a caçoada dos dois homens que vinham atrás. Naquele momento ele se sentiu como o mais ridículo dos espécimes humanos. Nem sequer chorou. Deixou cair o cordão e agarrou-se aos braços da mãe como se fosse uma tábua de salvação e continuou a andar. Para ele, aquela coisa suja, enrugada e informe era “realmente o mundo”, palavras dele. Aqui costumamos dizer que era a cara do mundo.  
Evidentemente que Saramago superou esta humilhação provocada pela covardia de dois adultos e como vingança nos presenteou com a delicadeza do mundo belo, sensível e maravilhoso de suas obras. Como é salutar realizar uma vingança boa!
Agora relato outro episódio de criança, porém que se passou com a escritora deste texto. Tinha eu por volta de sete ou oito anos e frequentava as aulas de catequese na antiga Sede em Pedralva, construção que os mais velhos devem se lembrar. Eu era uma menina inquieta e chata que às vezes dava trabalho para as professoras. Lembro-me de fazer brincadeiras e atrapalhar a aula da professora moreninha e delicada que tentava me refrear com doçura. As outras crianças, contaminadas pelo meu mau comportamento, riam e me incentivavam a continuar com as peraltices. Cheguei ao cúmulo de sair de minha carteira e ocupar a cadeira da professora que continuava a aula virada de costas para mim. Comecei a balançar na cadeira para frente e para trás fazendo macaquices até que não deu outra: caí com a cadeira e tudo de costas no chão. Tonta, ainda sem entender o que havia acontecido comigo, comecei a chorar ouvindo a turma que gargalhava a não mais poder. Eu mereci, bem feito pra mim. Mas a professora, nossa, que lição! Como assim? Quem falou? Ficou brava com a turma e me socorreu gentilmente, com muito cuidado, com muito amor. Ela me levantou, me abraçou e me acolheu. Eu fiquei com o rosto enterrado nos braços chorando mais pela humilhação do que pela dor. A aula acabou e eu continuei sem poder encarar ninguém. A professora não desistiu de mim. Continuou lá comigo, falando palavras de conforto que só faziam com que meus olhos fabricassem mais e mais lágrimas. Eu sofria pela humilhação do tombo, mas igualmente por uma sensação incômoda de algo me faltava, o castigo merecido que a professora não me impingiu. Ela sabia e eu também que já estava por mim mesma castigada. E esta compreensão doía muito. Era confuso, mas entendi: “No pain no gain”.
Fui para a casa e tratei de despistar para minha mãe não perceber meus olhos vermelhos e inchados de tanto chorar. Contar para ela era algo impensável, fora de questão, pois tenho certeza de que me puxaria as orelhas e me golpearia com uma saraivada de chineladas merecidas no lugar apropriado! Eu já havia aprendido a duras penas como deveria me comportar nas aulas. Esta lembrança me acompanhou por quase seis décadas (descobri que é bem mais suave falar “décadas” do que “tantos anos”). A professora me mostrou que o mundo poderia ser, além daquela “coisa suja, enrugada e informe”, uma delicada experiência de aprendizado. Quem seria ela? Por onde andará? Será que se lembra? Gostaria que lesse esta crônica. Fica aqui minha homenagem a ela e às professoras que nos ensinam bem mais do que os conhecimentos de português e matemática e outras infindáveis disciplinas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário