quinta-feira, 11 de junho de 2020

PEQUENAS GRANDES GENTILEZAS




O presente era leve, embalado em papel bolha dentro de uma sacolinha amarela. Fui lá buscar seguindo as instruções de minha amiga gentil. E vim para casa louca pra abrir o presente. Eu já sabia o que era, pois eu mesma havia encomendado pra ela e era surpresa para meu marido. Ela postou no Face, lindo, pronto, vi e quis. Então, eu já sabia o que era, mas uma coisa é saber e outra o abrir o presente embrulhado. Já dizia Mia Couto: “mas não é assim mesmo a festa: feita de ilusão e brilhos maiores que as substâncias?”
Aquela expectativa, abro aqui, tiro um durex ali, vou desembrulhando o papel bolha e eis que surge diante de mim o joguinho de cafezinho. Sorrio enquanto pego em cada peça, em cada canequinha, o coador pequenininho, o bule. Mais parecia um joguinho para meninas brincarem de comidinha. Mas o cafezinho a gente faz de verdade. Meu marido adorou!
Bem, neste vasto e estranho universo do Face encontramos muitas coisas: propagandas de toda a espécie, sapatos, bolsas, soutiens que já comprei, que não gostei, que já briguei porque demorou pra chegar. Encontramos receitas de salgados e doces para todos os gostos. Encontramos pessoas que convivemos na infância e nunca mais vimos, encontramos amigos que ainda só conhecemos virtualmente, mas que um dia vamos nos conhecer cara a cara. Assim eu tenho muitos amigos virtuais, pessoas que já amo, que leem meus escritos, meus poemas.
Às vezes na rua, antes da Pandemia, agora saímos menos, alguém me parava e perguntava: você é a Misa né? Sou. Ah eu adoro o que você escreve! E eu, vaidosa, ficava toda prosa. Pois é. Tenho alguns amigos e amigas que conheço só no Face. E esta amiga que me presenteou com este delicado presentinho eu ainda não conheço pessoalmente. Eu tinha a intenção de pagar, mas ela não quis, tinha sido meu aniversário e eu aceitei com muito gosto.
Obrigada Olívia, estamos aqui fazendo amorosos cafezinhos de coador de pano como minha mãe fazia em nossa casa há muitos anos. Isto é generosidade que faz brotar a alegria. E o presente dado é diferente porque é subjetivo, singular, afetivo e espontâneo. Obrigada pela sua amizade virtual, real e generosa, assim como você é.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário