quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O SAGRADO SILÊNCIO (SILÊNCIO DE OURO)

 


Outro dia eu segui a orientação de minha irmã e fui assistir no youtube a um vídeo que falava sobre o Milagre Eucarístico ocorrido em Itaúna, acho que em 2004. A sacristã e Ministra da Eucaristia “Fia” relata os detalhes que envolveram o milagre. Ela foi a pessoa diretamente ligada ao fato, pois foi quem viu pela primeira vez o vidro com água que continha as hóstias consagradas transformadas em água sanguinolenta e pedaços de carne, tal como ocorreu no Milagre de Lanciano. Evidentemente que qualquer relato envolvendo o Milagre Eucarístico é comovente. Faz a gente ficar pensativa e meditar sobre o que não pode ser explicado pela ciência. Mas o que me moveu a escrever foi sobre a pessoa da Fia.

Fia é pessoa simples, direta, não se preocupa com sua imagem. Fala bem, explica como se estivesse contando o que ocorreu para uma pessoa da família. No momento em que ela se deparou com aquela cena, ela soube imediatamente que caberia a ela guardar em seu coração este segredo para só relatar ao Pároco que por sua vez iria relatar ao Bispo, tudo a seu tempo. Todo o cuidado com a beleza e santidade do fato seria pouco. É claro que chegaria o momento em que todos na cidade, no país e no mundo ficariam sabendo. Mas naquele momento era necessário o silêncio. E Fia guardou este silêncio como um tesouro. “Nem para minha mãe”, disse ela. O silêncio é um tesouro.

E quando Deus se manifesta, Ele sabe para quem, Ele escolhe. São pessoas predestinadas, santas ou a caminho da santidade. Deus conhece as pessoas para quem distribui pérolas. Ele sabe de todas as coisas. E eu que falo tanto, vou aprendendo a falar menos, a falar o essencial, não falar o que não é preciso. Já me arrependi muitas e muitas vezes por falar demais. 

O silêncio me fascina porque ele já carrega algo de sagrado. O silêncio se preenche. Não há necessidade de falar. Um tempo de silêncio é um tempo sagrado. Penso muito no silêncio de Nossa Senhora que em tudo pensava e guardava em seu coração. Penso no silêncio dos santos. Penso em Santa Teresinha que dizia: “Bendito silêncio que tanta paz infunde na alma.”

Ninguém disse a Fia que ela deveria manter o milagre ainda escondido. Ela sabia em seu coração. Fiquei emocionada com o milagre e com a pessoa da Fia. Gostaria de ser como ela. Quando ela conseguiu achar o padre e o levou até à Sacristia, ao mostrar o vidro, o padre ficou perplexo, qualquer pessoa ficaria. Ele precisou se sentar. Mas Fia não se abalou nem um instante. Ela disse algo como: nunca tive nenhuma dúvida de que Jesus está na hóstia consagrada, portanto, nada mais natural do que o sangue e carne estarem ali presentes. Ela se ajoelhou diante do vidro com água e sangue da mesma maneira que sempre se ajoelhou diante da hóstia consagrada.  

A quem interessar, assista ao depoimento de Fia depois de dezesseis anos do milagre ocorrido. Encantou-me o silêncio da Fia. E finalizo com Santa Teresa de Ávila que ainda hoje li, sobre a Regra de sua Ordem: “No silêncio e na esperança estará a vossa fortaleza.” (Isaias, 30,15)     

Nenhum comentário:

Postar um comentário